Publicação mensal sobre Relações Internacionais

Página inicial do VOX MAGISTER

Olá, mundo!

Antique-map-of-the-world-1711-c

Como qualquer projeto, este blog não nasceu da noite para o dia. Como qualquer projeto, passou por um período de gestação de alguns meses de troca de ideias, de objetivos, de planejamento, de convites. Eis que agora ele nasce, mas não como um projeto qualquer, e sim como um projeto sólido, que incorpora fortemente dois objetivos.

O primeiro objetivo do Vox Magister é ser um veículo de apresentação de opiniões e análises sobre temas de Relações Internacionais (com maiúsculas, porque ciência e não objeto) à comunidade em geral, fugindo à superficialidade habitual dos veículos de mídia. O blog não pretende ser uma simples newsletter (embora você possa segui-lo se tiver uma conta do WordPress) ou um clipping de notícias – há vários bons exemplos de trabalhos desse tipo na Internet. Nosso objetivo é oferecer a voz de quem estuda profissionalmente as Relações Internacionais, razão pela qual o título deste blog, do latim, significa “a voz dos professores”. Aqui se poderão encontrar análises de temas atuais e/ou pertinentes das relações internacionais (com minúsculas, porque objeto e não ciência), comentados por estudiosos dedicados a este campo de estudos.

Este blog é uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Internacionais (CEI/UFS) e do Núcleo de Estudos em Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI/UFPE), mas também conta com a participação de professores da Universidade Federal da Paraíba, da Carleton University, da Universidade Católica de Pernambuco, da Faculdade Estácio do Recife e da Faculdade Damas da Instrução Cristã. O segundo objetivo do blog é, portanto, servir como mecanismo de divulgação dos trabalhos de um conjunto de pesquisadores majoritariamente jovem reunidos em dois grupos de pesquisa e representando sete instituições de ensino e pesquisa diferentes, quase todas situadas no Nordeste brasileiro. Há, assim, pluralidade de interesses e áreas temáticas de pesquisa, bem como diversidade nas perspectivas epistemológicas e orientações metodológicas. Em comum, estão a motivação de pesquisar e, sobretudo, ensinar. Mas, ensinar a quem?

Poucos temas são objeto de acalorado debate do que a relevância da academia, principalmente quando se discute a importância de pesquisas teóricas, conceituais, eminentemente abstratas. Pergunta-se para quem os acadêmicos devem produzir conhecimento: para outros acadêmicos ou para a população em geral? Frente a este questionamento, o Vox Magister pretende escapar aos academicismos (mas nem tanto!) e oferecer conhecimento compreensível para a população leiga, explicando aquilo que normalmente parece ininteligível para quem não está acostumado ao linguajar técnico dos estudiosos das Relações Internacionais. Ou seja, estamos preocupados e preparados para oferecer conhecimento não apenas aos pares, mas principalmente para aqueles que mesmo que não se dediquem a estudar temas de Relações Internacionais, se interessam pelas relações internacionais!

Três vezes por semana teremos textos novos no blog, de três autores diferentes, sempre às segundas, quartas e sextas ao meio-dia. Venham, leiam, participem comentando, divulguem. E voltem sempre!

Os autores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *